O ESTUDO
O estudo “Empresas Que Mais Respeitam o Consumidor” chegou, em 2019, à sua 17ª edição. Este estudo, que é pioneiro e exclusivo no mercado brasileiro, avalia junto ao público em geral quais são as empresas que mais o respeitam como consumidor e foi realizado este ano em parceria com a SKS CX. Além da avaliação feita pelos consumidores, foram identificados também os principais atributos que sustentam a avaliação.
A seleção de empresas que compõem o estudo seguem 4 etapas:
1 – Análise das 1.000 maiores empresas nos rankings do Valor Econômico e da Exame, organizando-as nos setores escolhidos.
2 – Análise dos principais estudos e rankings, estudamos os principais rankings, pesquisas e relatórios, produzidos pelas principais associações, publicações, institutos de pesquisa e organizações do mercado.
3 – Histórico de aderência aos estudos do grupo.
4 – Empresas que tem se destacado no mercado em que atuam.
METODOLOGIA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA
Nacional
TAMANHO DA AMOSTRA
PESQUISA QUANTITATIVA ON-LINE COM 3.420 ENTREVISTAS aplicadas em painel on-line, considerando amostra de respondentes no Brasil, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.
PERFIL
Homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de classes ABC.
EMPRESAS E CATEGORIAS
Foram avaliadas 200 empresas de 38 categorias. Os entrevistados avaliam as empresas que compraram e/ou consumiram e/ou pesquisaram e/ou tiveram algum contato nos últimos 6 meses.
COLETA DE DADOS
2ª quinzena de setembro a 2ª quinzena de outubro de 2019.
CATEGORIAS
Foram avaliadas empresas de 38 categorias, dentre eles:
Alimentos | Artigos Esportivos |
Atacado | Automóveis |
Bancos | Bancos Digitais |
Bandeiras De Cartão De Crédito | Bebidas |
Benefícios | Carros De Luxo |
Cerveja | Companhias Aéreas |
Construtoras E Incorporadoras | Crédito Pessoal |
E-Commerce | Eletrodomésticos |
Eletrônicos | Energia Elétrica |
Farmácias | Fast Food |
Fornecedor De Gás (Cozinha) | Higiene Pessoal, Perfumaria E Cosméticos |
Alimentos | Limpeza |
Lojas de Departamento – Vestuário | Mobilidade Urbana |
Postos de Combustíveis | Previdência Privada |
Produtos Farmacêuticos | Programa de Fidelidade |
Seguros Residenciais/Automóveis | Seguros Saúde/Assistências Médicas |
Streaming por Assinatura | Super e Hipermercado |
Telecom | TV por Assinatura |
Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos | Varejo de Materiais de Construção |
FLUXO DO QUESTIONÁRIO
SELEÇÃO DE CATEGORIAS: De quais destas categorias você comprou algum produto, utilizou algum serviço, pesquisou ou teve contato nos últimos 6 meses? (RM) (Randomização de categorias)
RANKING DE IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS: Na sua opinião, o que uma empresa fabricante de produtos ou prestadora de serviço deve ter, oferecer ou fazer para ser considerada uma empresa que respeita os seus consumidores? Escolha até 5 opções. (RM) E qual é o aspecto mais importante? (RU)
SELEÇÃO DE MARCAS DE CADA CATEGORIA: De quais destas marcas de (CATEGORIA) você comprou algum produto? Quais pesquisou ou com quais teve contato nos últimos 6 meses? (RM) (Randomização de marcas)
AVALIAÇÃO GERAL DAS MARCAS: Por favor, avalie cada uma destas marcas pensando O QUANTO A MARCA RESPEITA OS SEUS CONSUMIDORES? Para fazer a sua avaliação, dê uma nota de 0 a 10. MOTIVOS PELA ATRIBUIÇÃO DA NOTA: O que estas marcas fazem como sinal de respeito com o consumidor? (RM)
* Cada entrevistado avaliou no máximo 6 categorias.
* Para ser classificada, cada empresa precisou obter 60 avaliações.