Muitos de vocês devem ter assistido a um programa recente no qual o presidente se infiltrava entre os funcionários . Este é um modelo antigo, este programa está no ar nos Estados Unidos há mais de 10 anos : Undercover Boss. O programa , ao meu ver, é um pouco exagerado e há maneiras muito mais eficientes de aproximarmos os empresários e as empresas dos pontos de vendas .
Vou contar o que vivenciei essa semana e sou grande defensora .
Aproveitei minha hora do almoço na terça para abastecer minha mini geladeira do escritório de água . Sim , confesso, eu tenho a irritante mania de tentar ser saudável e beber 3 litros de água ao dia. Estacionei o carro e vi 3 homens descendo do carro ao meu lado com peças enormes de comunicação de uma empresa fornecedora de água.
Quando cheguei a gondola , para variar um pouco, não havia pacotes fechados com as garrafas de 500 ml. Como expert em Cliente Oculto/ Mystery Shopping, esse era um fato que há tempos vinha me incomodando e sempre ouvia a mesma reclamação de outros consumidores. Quando você é um grande consumidor de algum produto, principalmente agora aqui em São Paulo que não temos mais sacolas plásticas, os famosos “fardos” fechados ajudam muito ! É só colocar 4 pacotes no seu carrinho e pronto . Se não tiver, você tem que pegar 48 garrafas individuais, colocar no carrinho, tirar do carrinho, jogar no carrinho de novo, empurrar para o porta malas do carro ( é óbvio que eu sempre esqueço minhas sacolas recicláveis no carro, não precisam nem me perguntar) e depois subir com 48 garrafas separadas. Resumindo, o fardo é bem vindo, a expressão tem caráter positivo ( não é um fardo desgastante).
Voltando a gôndola . Os 3 homens que haviam saído do carro ao meu lado estavam lá atentos. Eles ouviram meu pedido a um funcionário do supermercado e notei um leve sorriso em seus rostos. Me apresentei e falei para eles: que bom que vocês viram, semana passada comprei de um concorrente de vocês porque nunca tem sua marca .
Então eles se apresentaram: Presidente, Gerente de Compras e Gerente de Finanças da Bonafont ! Undercover Bosses ! Eles tiraram o dia para visitarem os pontos de vendas! E ainda me confirmaram que não era só minha percepção : realmente os pontos de vendas não gostam de perder espaço na gôndola com os fardos . Azar de quem? Dos empresários , que saem perdendo lá mesmo, no ponto de vendas .
Agradeci muito a Renato Lanzoni, Gerente de Compras e Raphael Zago, Gerente de Finanças e mandei um abraço para o Presidente , que já estava em outra gôndola . Mas…. não pude deixar de dar meu recado :
“Vocês não podem estar em todos os pontos de vendas e nem sair do escritório todos os dias ! Liguem para a Shopper Experience e aproximem-se das experiências dos seus clientes através dos nossos milhares de clientes secretos ! Undercover customers ! “
Obrigada ! Stella Kochen Susskind