Chega ao Brasil, pelas mãos de Stella Kochen Susskind, da SKS CX Customer Experience Consultancy, uma tecnologia israelense que propõe mudar a forma de realizar pesquisa sobre atendimento, experiência e jornada do consumidor no Brasil. Chamada de Checker Software, trata-se de uma startup israelense que une, em uma única plataforma, os resultados de pesquisas feitas com diferentes metodologias: pesquisas online, realizadas por meio de aplicativos, SMS, código de barras, telefone ou visita presenciais. Além de integrar as metodologias, a tecnologia permite ao gestor da pesquisa saber o resultado em tempo real.
Em pesquisa sobre a experiência do consumidor em loja física, por exemplo, a empresa consegue saber instantaneamente o que o consumidor falou de dentro da loja sobre o atendimento. Do outro lado, o executivo da marca pode receber em seu celular a informação de que algo não foi satisfatório, sendo possível que ele compartilhe com os demais membros do time e trace estratégias para reverter o quadro. O status é atualizado a cada minuto, dentro do aplicativo da ferramenta, e consegue capturar, tanto na percepção do consumidor na loja física (se ao chegar na loja o cliente encontra a vendedora falando ao celular, por exemplo, até aspectos como o acesso dos produtos nas prateleiras), quanto no e-commerce (nas facilidades e entraves no processo de compra), como em outras vertentes de pesquisas de mercado.
“O modelo de pesquisa mudou. O empresário quer, ele próprio, acessar o que o consumidor está falando de sua marca nos mais variados canais e poder agir baseado no estudo”, diz Stella que fala pela Checker no Brasil e está implementando a tecnologia com clientes dos segmentos de finanças (como bancos e seguradoras), varejo, indústria (principalmente setores automotivo, higiene e limpeza, bens de consumo) e serviços.
Hoje a Checker é parceira da SKS CX no Brasil que, dos atuais escritórios em São Paulo, Assunção, em Hadera (Israel), comanda uma carteira de 30 clientes de segmentos. A expectativa de abrir a primeira sede em Portugal, até fevereiro de 2020, vem acompanhada da assinatura de novos contratos internacionais, entre eles vindos da França, Holanda e Itália, provenientes da parceria com a Checker, que atende em 57 países do Oriente Médio, Ásia, Europa central, e Leste Europeu. Com a parceria, a meta da especialista é fechar 2019 com um faturamento de R$ 5 milhões. A união SKS e Checker era, segundo a especialista brasileira, um objeto de desejo de trabalhar com os inovadores israelenses. “É como estar com o Waze da pesquisa de mercado”, destaca.