Quem nunca considerou uma pessoa feia, mas depois que passou a conhecê-la começou a achar mais bonita, simplesmente pelo fato de ser uma pessoa simpática.
Isso já aconteceu com você?
Uma das cantoras que mais fazem sucesso no mundo sertanejo é Marília Mendonça, conhecida pelo seu vozeirão e também a sua enorme simpatia, lotou um show com mais de 50 mil pessoas.
Além disso, segundo uma pesquisa feita da Forum Corporation, 70% dos entrevistados abandonam uma marca por falta de questões relacionadas ao atendimento. Desses, 49% porque a atenção recebida era de baixa qualidade.
Por isso, carisma, não é só uma ferramenta de conquista, para ser visto como uma pessoa legal de se relacionar, mas também é uma ferramenta para melhorar as vendas e garantir um atendimento satisfatório e de qualidade.
Então, depois de vermos a importância que tem o carisma, vamos falar agora como você pode se tornar uma pessoa carismática.
SORRIA
O sorriso é a principal ferramenta do carisma, geralmente nós associamos pessoas carismáticas a pessoas que gostam de sorrir e isso também as tornam mais agradáveis.
O Brasil, por exemplo, ocupa a 4ª posição do ranking dos sorrisos em 2018. Segundo o Smiling Report, que analisou o processo de compra e também o de relacionamento com o consumidor em 57 países, 91% dos atendimentos realizados no Brasil começam com um sorriso.
Nesse ponto, podemos entender porque o Brasil é considerado a terra das pessoas mais carismáticas.
Stella Kochen, CEO da SKS CX Conslutancy, “A tendência é de um consumidor cada vez mais ativo, o que faz com que lojistas precisem entregar outras vantagens, além do bom preço, como simpatia…”, comenta a CEO.
CUMPRIMENTE
Cumprimentar as pessoas também é um sinal de carisma e traz uma aproximação sua com a pessoa que você está fazendo o gesto. Essa ação, associada com o sorriso são ótimas ferramentas para aumentar o seu carisma.
Esse também foi outro ponto analisada pela pesquisa que citei anteriormente, onde, no quesito cumprimento, o Brasil garantiu a 17ª posição no ranking. No Brasil 82% dos atendimentos contém um aperto de mão.
Muitas pessoas pensam na hora de conhecer alguém se elas apertam a mão ou dão os famosos 3 beijinhos para cumprimentar. Aqui, tanto faz, qualquer cumprimento leva ao carisma, diria que os dois são bem similares.
No quesito conquista, os 3 beijinhos tem um toque mais “íntimo” em relação ao aperto de mão por causa da distância. Segundo a Proxêmica, estudos das relações de proximidade e distância entre pessoas durante uma interação, invadir o espaço pessoal da pessoa pode ser algo desconfortável caso os dois não tenham intimidade.
Falaremos disso com mais profundidade em outros artigos.
Aproveite e conheça a linha de produtos para barba do Barba Brasil, temos um dos melhores atendimentos e mais elogiados do Brasil.
Espero que você tenha gostado e coloque nos comentários o que você acha sobre o assunto e se o carisma já te ajudou em alguma situação.