O ESTUDO

O estudo “Empresas Que Mais Respeitam o Consumidor” chegou, em 2019, à sua 17ª edição. Este estudo, que é pioneiro e exclusivo no mercado brasileiro, avalia junto ao público em geral quais são as empresas que mais o respeitam como consumidor e foi realizado este ano em parceria com a SKS CX. Além da avaliação feita pelos consumidores, foram identificados também os principais atributos que sustentam a avaliação.

A seleção de empresas que compõem o estudo seguem 4 etapas:

1 – Análise das 1.000 maiores empresas nos rankings do Valor Econômico e da Exame, organizando-as nos setores escolhidos.
2 – Análise dos principais estudos e rankings, estudamos os principais rankings, pesquisas e relatórios, produzidos pelas principais associações, publicações, institutos de pesquisa e organizações do mercado.
3 – Histórico de aderência aos estudos do grupo.
4 – Empresas que tem se destacado no mercado em que atuam.

METODOLOGIA

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA

Nacional

TAMANHO DA AMOSTRA

PESQUISA QUANTITATIVA ON-LINE COM 3.420 ENTREVISTAS aplicadas em painel on-line, considerando amostra de respondentes no Brasil, utilizando um questionário estruturado com perguntas fechadas de aproximadamente 20 minutos.

PERFIL

Homens e mulheres, com 18 anos ou mais, de classes ABC.

EMPRESAS E CATEGORIAS

Foram avaliadas 200 empresas de 38 categorias. Os entrevistados avaliam as empresas que compraram e/ou consumiram e/ou pesquisaram e/ou tiveram algum contato nos últimos 6 meses.

COLETA DE DADOS

2ª quinzena de setembro a 2ª quinzena de outubro de 2019.

CATEGORIAS

Foram avaliadas empresas de 38 categorias, dentre eles:

Alimentos Artigos Esportivos
Atacado Automóveis
Bancos Bancos Digitais
Bandeiras De Cartão De Crédito Bebidas
Benefícios Carros De Luxo
Cerveja Companhias Aéreas
Construtoras E Incorporadoras Crédito Pessoal
E-Commerce Eletrodomésticos
Eletrônicos Energia Elétrica
Farmácias Fast Food
Fornecedor De Gás (Cozinha) Higiene Pessoal, Perfumaria E Cosméticos
Alimentos Limpeza
Lojas de Departamento – Vestuário Mobilidade Urbana
Postos de Combustíveis Previdência Privada
Produtos Farmacêuticos Programa de Fidelidade
Seguros Residenciais/Automóveis Seguros Saúde/Assistências Médicas
Streaming por Assinatura Super e Hipermercado
Telecom TV por Assinatura
Varejo de Eletrodomésticos e Eletroeletrônicos Varejo de Materiais de Construção

FLUXO DO QUESTIONÁRIO

SELEÇÃO DE CATEGORIAS: De quais destas categorias você comprou algum produto, utilizou algum serviço, pesquisou ou teve contato nos últimos 6 meses? (RM) (Randomização de categorias)

RANKING DE IMPORTÂNCIA DOS ATRIBUTOS: Na sua opinião, o que uma empresa fabricante de produtos ou prestadora de serviço deve ter, oferecer ou fazer para ser considerada uma empresa que respeita os seus consumidores? Escolha até 5 opções. (RM) E qual é o aspecto mais importante? (RU)

SELEÇÃO DE MARCAS DE CADA CATEGORIA: De quais destas marcas de (CATEGORIA) você comprou algum produto? Quais pesquisou ou com quais teve contato nos últimos 6 meses? (RM) (Randomização de marcas)

AVALIAÇÃO GERAL DAS MARCAS: Por favor, avalie cada uma destas marcas pensando O QUANTO A MARCA RESPEITA OS SEUS CONSUMIDORES? Para fazer a sua avaliação, dê uma nota de 0 a 10. MOTIVOS PELA ATRIBUIÇÃO DA NOTA: O que estas marcas fazem como sinal de respeito com o consumidor? (RM)

* Cada entrevistado avaliou no máximo 6 categorias.
* Para ser classificada, cada empresa precisou obter 60 avaliações.